ioio - yoyo


Essa é uma grande paixão minha que me remete a 1994, quando eu tinha 14 anos e delirava durante a febre do ioiô da coca cola, fabricado pela Russel.

Finda a adolescência já na vida adulta, em 2012, comprei despretensiosamente, um ioiô de rolamento, o que era novidade pra mim, para relembrar os bons tempos.


Tempos depois descobri que desde a década de 70 existe ioiôs com rolamento.


Bom, vamos ao que interessa!


O ioiô ou yoyo

O ioiô é um brinquedo milenar cuja origem divide-se entre Grécia e China. Com o decorrer dos anos, conquistou espaço formalizado até mesmo em campeonatos de nível mundial.



A origem do ioiô está envolta em mistério. Apesar de ser um brinquedo muito popular e que tem sido usado desde tempos imemoriais pelas crianças, ninguém sabe ao certo quem decidiu juntar dois discos, com um eixo no centro a liga-los, e enrolar um fio nesse eixo.

fonte Wikipedia

Até os historiadores se dividem na sua origem: uns dizem que foi inventado na Grécia antiga, outros indicam que foi na India, uns sugerem que foi na China e muitos outros referem a sua origem nas Filipinas. O mais antigo ioiô encontrado data do ano 500 a.C. e era feito com discos de pele de terracota.

Alguns registos históricos das Filipinas, remontando ao século XVI, mostram que os caçadores se escondiam atrás das árvores e, usando duas pedras no lugar dos discos e uma corda com cerca de seis metros, lançavam este instrumento a animais selvagens com o fim de os capturar, sabendo que a corda enrolaria de novo nas pedras, garantindo assim a possibilidade de novo ataque.

Na Europa o ioiô começou a popularizar-se no final do século XVIII, principalmente em França e Inglaterra.

Fonte: site "fabricajuguetes"

Apesar de existirem uma infinidade de nomes associados ao ioiô, nas mais diversas línguas, o termo ioiô é derivado do idioma filipino e significa “volta aqui”.

Foi só em 1928, no entanto, que o ioiô começou a se popularizar no resto do mundo, quando um filipino, Pedro Flores, levou o ioiô para os Estados Unidos e decidiu criar uma empresa em Santa Barbara, na Califórnia, onde se e dedicou exclusivamente à produção dos ioiôs. Em pouco tempo, esta empresa passou a produzir 300.000 unidades e a dar emprego a mais de 600 empregados.

Impressionado com a popularidade desse simples objecto, o empresário americano Donald F. Duncan comprou a empresa de Pedro Flores e transformou-a na Duncan Company. Só durante o ano de 1962 a Duncan vendeu 45 milhões de ioiôs nos Estados Unidos, numa altura em que a população de crianças não passava dos 40 milhões.

Fonte Associação Brasileira de Ioiô - ABI


Proporciona benefícios em diversas áreas, como melhora na coordenação motora, capacidade de concentração, estímulo à criatividade e a persistência. O ioiô também contribui nos aspectos sociais e emocionais potencializando a cooperatividade e valorizando a auto-estima.



Nos últimos 20 anos, a tecnologia vem mudando a cara dos ioiôs. Nos anos 80, os ioiôs "inteligentes" que retornavam para a mão do dono automaticamente foram criados e nos anos 90 o uso de rolamentos nos ioiôs resultou em uma evolução inédita nas manobras realizadas.


 
Ioiô moderno - Ioiô Fenix modelo Balrog
Fonte site "casa do ioiô" 

Os ioiôs atuais empregam tecnologia de ponta, a madeira e plástico usados há decadas foram substituídos por novos materiais, como aço, alumínio e policarbonato.

Os truques e manobras acompanharam essa evolução e o ioiô agora é praticado com seriedade em muitos países. A destreza e habilidade dos melhores jogadores chegam a ser equiparadas àquelas dos grandes malabaristas.


O Ioiô no Brasil


O ioiô no Brasil, assim como em inúmeros outros países, teve períodos de "febre", onde o brinquedo se tornou mania entre jovens e crianças. As maiores dessas promoções, impulsionadas pelos ioiôs Coca-Cola/Russell, ocorreram em 1982 e 1995. Até então, não havia uma organização independente para o esporte no país.



Em 2002 foi fundada a Associação Brasileira de Ioiô, que passou a ser responsável pela organização de campeonatos no Brasil. Nesse mesmo ano o Brasil teve seu primeiro representante no Campeonato Mundial.

Anselmo Gomes Presidente da ABIFonte site "portal do ioio"


Em 2003, o primeiro brasileiro da história, Rafael Matsunaga, sagrou-se Campeão Mundial na modalidade Counterweight. Ele também é o único brasileiro a ser agraciado com o título de National Yo-yo Master, título que apenas 12 outros jogadores no mundo possuem e que é dado a jogadores que promovem ativamente o desenvolvimento do esporte em seu país.


Junior Lago/UOL
Yoyo Master Rafael "Red" Matsunaga
Fonte site "UOL esporte"



O Brasil tem se destacado no cenário internacional pelos seus resultados em campeonatos internacionais e qualidade dos jogadores, sendo considerado por muitos como a terceira potência mundial do esporte, atrás apenas de Japão e Estados Unidos.


Fonte: Associação Brasileira de Ioiô e site "a origem das coisas"













Comentários